(48) 3065-6602 (48) 99999-5741 secretariaexecutiva@sbmh.com.br


VIII Fórum de Segurança, Qualidade e Ética

VIII Fórum de Segurança, Qualidade e Ética<
17/05/2019

Aconteceu no último final de semana, dias 9 a 11 de maio, o VIII Fórum de Segurança, Qualidade e Ética da SBMH. O Evento foi realizado no Hotel Panamby em São Paulo e contou com certa de 60 profissionais, entre eles associados e estudantes da pós graduação de medicina hiperbárica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fórum 01

Dr. Fabrício Valandro Rech, presidente da SBMH

Na ocasião foram levantados diversos temas como:

 

– A SBMH e a realidade atual da Medicina Hiperbárica no Brasil, ministrado pelo Dr. Fabrício Valandro Rech, atual presidente da SBMH;
– Atualização sobre as necessidades da SBMH para consolidação e crescimento da Medicina Hiperbárica no cenário atual, ministrado pelo Dr. Iriano da Silva Alves, diretor científico da SBMH;
– A dinâmica societária e a minimização de riscos societários, tributários, trabalhistas e cíveis nas clínicas de Medicina Hiperbárica, ministrado por, Dr. Naírio Augusto Pereira Santos, assessor jurídico da SBMH.
– Qualidade e credibilidade dos serviços de Medicina Hiperbárica alicerçados em segurança dos equipamentos, ministrado por Narciso Spadotto – ABEC;
– Princípios da certificação ONA para clínicas de Medicina Hiperbárica, ministrado por Christian Hart Ferreira, diretor de projetos e novos negócios do IBES;
– Qualidade em Medicina Hiperbárica com foco na excelência em saúde, ministrado por Gilson Gehring Junior, avaliador da Metodologia ONA pelo IBES e consultor em acreditação;

Ainda foram realizadas as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária, com discussão da pauta e apresentação das alterações propostas no estatuto da SBMH, como, Tomar as Contas da Diretoria: Apreciar e Deliberar sobre “o relatório e o balanço apresentados pela Diretoria e o parecer do Conselho Fiscal” no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018. Ouvir os pareceres dos demais Órgãos e Comissões da Associação que quiseram se pronunciar ou que foram convidados a fazê-lo. Decidir sobre assuntos relacionados aos Congressos, Fóruns e Cursos. Tomar ciência das Certidões Negativas de Débitos tributários federais, estaduais e municipais da SBMH.
Teve também, discussão, alteração e inclusão com votação das novas Diretrizes de Segurança, Qualidade e Ética da SBMH.

Foram incorporadas ao documento as atualizações aprovadas no I Consenso Médico de Medicina Hiperbárica ocorrido em Maceió no ano de 2018.

Como fruto da evolução deste mercado as diretrizes ganharam um capítulo sobre certificações.

Outra grande novidade de carácter inédito e que coloca o Fórum em nível internacional foi a conquista do selo Evento Neutro.

Forum-selo

Selo de compensação de carbono

Este Selo é conferido mediante a compensação do carbono equivalente emitido em toda a realização do evento.

A compensação ocorreu através da aquisição de créditos de carbono de um projeto de reflorestamento da cidade de Breves no Pará.

Com o objetivo de ser um evento sustentável foi utilizado recursos naturais de forma racional e com grande aproveitamento da tecnologia, como o uso do crachá digital, a programação e o sistema de análises dos temas debatidos, onde foi possível fazer comentários, obter resultados qualitativos e implementar as sugestões quase que em tempo real.

O desperdício de alimentos utilizados nos coffee breaks foram controlados no sentido de ter o menor desperdício possível.

As reuniões para organização do evento foram feitas por meio de tecnologia a distância, de modo que durante a fase de pré-operação do evento não houve necessidade de deslocamentos aéreos, já que a sede da SBMH está em Florianópolis e o evento foi realizado na cidade de São Paulo.

Detalhe interessante é que a equipe de operação estava dividida em profissionais dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.

 

 

Houve ainda homenagem, no dia 09 de maio, primeiro dia do evento, foram feitas homenagens aos Drs. José Alberto Nunes de Campos, Ary de Matos e Márcio Paschoal Conzo Monteiro da DAN Brasil, que faleceram no último ano.

Fórum-Homenagem1

Dr. Tomaz homenageando Dr. Ary de Matos

Fórum-Homenagem1

Dr. Fabrício em homenagem ao Dr. José Alberto

Fórum-Homenagem2

Dr. Eduardo Nogueira Garrigos Vinhaes homenageando Dr. Márcio Paschoal

No último dia do evento, 11, os participantes puderam confraternizar em um coquetel que serviu para discutir assuntos da Medicina Hiperbárica no Brasil, entre outros.

Presidido pelo Dr. Fabrício Valandro Rech, o VIII Fórum de Segurança, Qualidade e Ética da SBMH foi considerado um evento de sucesso com diversas sugestões, votações, alterações e consolidações das novas diretrizes e novo estatuto interno que servirá de grande importância nos próximos anos.

Deixamos aqui o nosso agradecimento a todos que puderam participar do VIII Fórum de Segurança, Qualidade e Ética da SBMH e em especial aos envolvidos na produção e aos nossos patrocinadores que tem nos acompanhado em tantos eventos desde então. Oxy Câmaras Hiperbáricas e Fogliene Engenharia, sem eles este evento não seria possível.

Fórum-Patrocinador Fórum-Patrocinador

O livro atualizado, fruto deste Fórum será lançado em breve e irá conter todas as diretrizes necessárias para a gestão de serviços de Medicina Hiperbárica.