(48) 3065-6602 (48) 99999-5741 secretariaexecutiva@sbmh.com.br


Câmara Hiperbárica irá ajudar Bombeiros de SC em resgates.

Câmara Hiperbárica irá ajudar Bombeiros de SC em resgates.<
10/05/2018

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cataria são os primeiros no país a contarem com câmara hiperbárica para o tratamento de vítimas.

O equipamento instalado dentro de um contêiner, para facilitar o deslocamento, é do tipo multiplace.

Câmara hiperbárica dos Bomebiros de SC

Câmara hiperbárica foi instalada em contêiner (Foto: Corpo de Bombeiros de SC/Divulgação)

Treinamento da equipe

Além do atendimento a pessoas resgatadas pelo corpo de bombeiros, a câmara hiperbárica, servirá para treinamento e seleção de profissionais  para a área de mergulho, como conta o Tenente-Coronel BM Helton de Souza Zeferino: “O equipamento possibilita a submissão dos profissionais a condições de pressão e de oxigenoterapia adequadas ao restabelecimento das condições físicas e de saúde para atuação em mergulhos, o que representa também um incremento técnico expressivo na área de salvamento aquático”.

Câmara hiperbárica auxilia vítimas de intoxicação em incêndios (Foto: Corpo de Bombeiros SC/Divulgação)

Câmara hiperbárica auxilia vítimas de intoxicação em incêndios (Foto: Corpo de Bombeiros SC/Divulgação)

SBMH em cena

Presente na entrega do equipamento ao Corpo de Bombeiros, o atual presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, Dr. Fabrício Valandro Rech ressalta a importância da aquisição deste equipamento: “Dentro do contexto da aquisição desta câmara hiperbárica móvel pelo corpo de bombeiro de SC, nós ressaltamos a importância de ser um equipamento que pode ser levado ao local onde está sendo feito o resgate de mergulhadores, por exemplo, ou muito próximo de uma cena onde ocorra um incêndio ou o atendimento de vítimas de monóxido de carbono, lembramos que este cenário sempre está associado ao atendimento médico hospitalar destes pacientes que devem ser avaliados e o planejamento da terapêutica sendo feita pela equipe medica responsável pelo atendimento.” Ele ainda ressalta a necessidade de ampliar o conhecimento deste equipamento para todas as cidades do estado de SC, que, mesmo já possuindo vários centros de oxigenoterapia hiperbárica, agora conta com um atendimento de urgência no ato da emergência.

“Desta forma parabenizamos o governo do estado de SC e o corpo de bombeiros pela aquisição de um equipamento importante e que complementa o cenário da medicina hiperbárica no estado de SC. Esta câmara hiperbárica dos bombeiros é a primeira e única câmara que irá atender acidentes de mergulho neste momento. ” Finaliza o Dr. Fabrício Rech.

Entenda a Oxigenoterapia Hiperbárica

A oxigenoterapia hiperbárica é um tratamento médico que consiste na inalação de oxigênio a 100%, numa pressão superior que a da atmosfera.

As sessões podem variar em sua quantidade e duração e são capazes de aumentar em até 20 vezes o volume de oxigênio transportado pelo sangue. Esse sangue rico em oxigênio produz diversos efeitos benéficos no organismo, pois combate infecções causadas por bactérias e fungos compensa a deficiência de circulação sanguínea causada pelo entupimento dos vasos ou a destruição dos mesmos em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, neutraliza substâncias tóxicas e toxinas potencializando a ação de alguns antibióticos, ajuda na cicatrização de feridas agudas ou crônicas, de difícil cicatrização.

A oxigenoterapia hiperbárica pode auxiliar também na desintoxicação de vítimas que aspiraram volume excessivo de monóxido de carbono em incêndios.

Para mais informações sobre a Medicina Hiperbárica, entre em contato conosco.

Fonte: Corpo de Bombeiros de SC