(48) 3065-6602 (48) 99999-5741 secretariaexecutiva@sbmh.com.br


SBMH participa do 1º Webinar da Câmara Técnica de Medicina Marítima do CFM

SBMH participa do 1º Webinar da Câmara Técnica de Medicina Marítima do CFM<
23/06/2021

Os desafios da atuação médica no atendimento a pacientes em atividade marítima foram debatidos em um Webinar promovido pelo Conselho Federal de Medicina no dia 11/05/21.

 

O evento online foi moderado pelo coordenador da Câmara Técnica de Medicina Marítima, Dr. Emmanuel Fortes, 3º vice-presidente do CFM, e contou com a presença de mais de 120 médicos que atuam na área.

 

O Dr. Rodrigo Camargo, Médico do Trabalho e representante da ANAMT, deu início as apresentações com o tema “Aspectos Ocupacionais da Medicina Hiperbárica”, dando ênfase na reformulação da NR7 e na importância da inclusão dos guias internos de câmaras hiperbáricas na legislação trabalhista brasileira.

 

Na sequência, a Dra. Carla Cristina Almeida Torres, responsável pela Gerência de Segurança em Mergulho e Conformidade Naval da Petrobras, falou sobre “Medicina Marítima Offshore”, expondo as competências necessárias ao médico que cuida da saúde e do bem-estar da força de trabalho nas operações navais, envolvendo isolamento geográfico, confinamento, limitação de insumos, riscos da própria operação e tripulação estrangeira.

O atual Presidente da SBMH, Dr. Jose da Mota Neto, abordou a “Medicina Hiperbárica na Clínica”, com uma breve evolução histórica da Medicina Hiperbárica no Brasil e no Mundo, as bases fisiológicas do tratamento com oxigênio hiperbárico e suas indicações clínicas, além do conhecimento e competências necessárias para atuar neste tipo de serviço médico, como fisiologia, bioquímica, imunologia, farmacologia, física, clínica médica, legislação, liderança, interdisciplinaridade, entre outros.

 

O Dr. Bruno Alves Parente, Diretor de Medicina do Trabalho e do Mergulho da SBMH, em sua explanação sobre “Segurança no Mergulho” reforçou o quão específica é esta área do saber e a importância de uma padronização do ensino para vigilância do ato médico e elevação do padrão de qualidade, segurança e ética em prol dos pacientes.

 

A SBMH agradece ao CFM pela oportunidade de debater o assunto que é de interesse de muitos médicos e pacientes do nosso país.

Reunião SBMH e CFM

Da esquerda para a direita: Thales Caetano, conselho fiscal da a major de Rosa, José da Mota Neto, Diretor da SBMH, Emmanuel Fortes, 3º Vice presidente do CFM e Donizetti Dimer, 2º Vice presidente do CFM

Nossos Parceiros

Webeats Borssolani Store Planeta Plug Navegando e Aprendendo Desocultando Beleza Mgica Parcamp Impra Emprio Hookah Maquiagem Biz